Visita Técnica ao Geopark Global Terras de Cavaleiros

macedo-geo

Programa

 

Os Sabores do Geopark Global Terras de Cavaleiros (2 dias)

 

Atreva-se a experimentar o melhor do território do Geopark Terras de Cavaleiros, uma fusão de saberes e sabores de um território memorável pelas vivências que proporciona.

Venha degustar os sabores das nossas gentes!

Programa:

1º dia – 4 de janeiro 2017

10h – Encontro na sede do Geopark Global Terras de Cavaleiros

10h30 – Visita ao Museu do Mel, com provas de mel

O Museu do Mel e da Apicultura é o primeiro museu ligado ao mel e à apicultura em Portugal.

No museu de antiguidades podem ser apreciados utensílos antigamente usados pelos apicultores, bem como conhecer todos os produtos produzidos pelas colmeias, provar até 5 tipos de mel diferentes e verificar a evolução desta antiga atividade.

12h30/13h00 – Almoço incluído

14h00 – Visita ao Museu Municipal de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo

O museu, que conta 3 milénios de história e guarda o acervo arqueológico do concelho, com mais de 5000 anos de história, pela força de diversas peças arqueológicas, reunidas em duas áreas cronológicas.

15h30 – visita ao Real Filatório de Chacim

Constitui um exemplar único da industrialização da Sericicultura em Trás – os – Montes, sendo um dos poucos monumentos que testemunham esta actividade no país.

2º dia – 5 de janeiro 2017

10h- Encontro na sede do Geopark Global Terras de Cavaleiros

10h30 – Visita a um dos “Tesourinhos” do Geopark Global Terras de Cavaleiros – “Saborear pão quente num forno antigo”, Lagoa

Visita a um forno tradicional situado na aldeia de Lagoa, freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, onde poderá ver a forma tradicional de cozer o pão e saborear o pão quente com azeite local e açúcar.

12h00 – Visita ao Geossítio Gnaisses de Lagoa – “Uma Rocha exótica com mais de 500 Ma

É na pacata aldeia de Lagoa, situada na margem direita do Rio Sabor – afluente do Douro – e a escassos 24 km da sede de concelho, que se ergue uma rocha com mais de 500 milhões de anos, o Gnaisse de Lagoa. Uma rocha que testemunha a existência de um outro continente – Armórica – muito anterior aos atuais continentes. Em determinada fase da longa e complexa história do Planeta Terra esses continentes primitivos chocaram e formaram uma cadeia montanhosa, posteriormente desaparecida. O Gnaisse de Lagoa, uma rocha cujo exotismo encravado contracena com uma paisagem naturalmente rica e preservada, distingue-se pela imponência dos seus cristais de forma alongada, que se devem às elevadas pressões e constantes movimentos a que a rocha foi sujeita ao longo da sua “caminhada

 13h00– Almoço Regional na Fábrica do Fumeiro

14h30- Visita à Fábrica do Fumeiro “Umbigo do Mundo”, em Morais

Situada na aldeia de Morais, freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, onde terá oportunidade de ver o fabrico de fumeiro tradicional – alheiras, chouriças, salpicões, butelos.

Preço incluí:

Dois almoços

Visitas Guiadas e entradas em todos os espaços mencionados no programa.

Monitor para orientar as visitas guiadas nos espaços.

Preço por pax 60 €

Lugares limitados até 20 pax

Reservas e pagamentos para info@snatti.com

Este preço não inclui transporte, alojamento e outros extras de caracter pessoal

Favor notar que as reservas terminam a dia 16 de Dezembro