SNATTI – Reclamação para a CM PORTO

Exmo. Senhor Vereador Engº Manuel Aranha,

Segundo notícia publicada no JN de hoje, dia 23 Março 2016, O Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto pretende proibir a circulação de autocarros de Turismo no centro histórico. Com esta proibição os turistas que pagaram a uma Agência de Viagens o aluguer de um Autocarro de Turismo e um Guia Intérprete para os acompanhar na visita de cidade, serão transferidos para autocarros hop-on hop-off ou tuk tuks para poderem cruzar o centro histórico e voltarem ao autocarro inicial no final deste trajecto, estando neste intervalo o dito veículo estacionado no Parque da Alfandega.

As questões que os Profissionais de Informação Turística e com certeza os Agentes de Viagens levantam são várias:

– Quem assume o valor do aluguer de um segundo autocarro?- sendo este segundo veículo um hop-on hop-off, o mesmo estará à espera de cada grupo e circulará em exclusivo com esse mesmo grupo?

– O autocarro hop-on hop off estará equipado com microfone para que o Guia Intérprete possa continuar o seu trabalho ou na parte mais importante da cidade, os turistas não terão a informação prestada pelo Profissional que os acompanha?

– Na eventualidade de haver transbordo para tuk tuks e tendo cada um deles capacidade para 6 pax, quantos tuk tuks ainda vão chegar a esta cidade?

– O Guia Intérprete nesta eventualidade de transbordo para tuk tuks coloca-se exactamente onde para prestar a devida informação aos seus clientes?

– Relembro o Sr. Vereador que para conduzir Tuk Tuks não é necessário ser Profissional de Informação Turística, pelo que a qualidade da informação veiculada por estes “tarefeiros”, como com toda a certeza o Sr. Vereador sabe, é deplorável.

– Durante o tempo do transbordo e a passagem pelo centro histórico, o veículo inicial estará estacionado no parque da Alfandega? Será o mesmo Parque da Alfandega que é há anos pedido para que seja o Parque de estacionamento de Bus de Turismo e sempre nos foi dito que não reunia as condições necessárias?

Todos querem os Turistas mas não querem os Autocarros no centro histórico então criem de uma vez por todas condições para carga e descarga de passageiros em locais acessíveis na parte alta da cidade e na parte baixa para os recolher. Instituam que a cidade só se pode visitar a pé mas não lancem estas notícias que só descredibilizam o nosso, até aqui, caro Presidente.

Os Guias Intérpretes, em reunião com o Sr. Vereador e a Sra. Vereadora da Mobilidade enumeraram as muitas dificuldades que os Profissionais de Informação Turística enfrentam diariamente e apresentaram soluções para algumas dessas situações, no entanto, se assim entender estamos sempre disponíveis para, em conjunto, tentar encontrar outras soluções que não passem a imagem ridícula que a Câmara do Porto está a brincar ao Turismo e trata esta importantíssima fonte de rendimento para a cidade e para o Pais de forma tão leviana.

Ficamos a aguardar um desmentido desta notícia ou uma justificação plausível para tais declarações do Sr. Presidente.

Melhores cumprimentos